Como Ativar Contingência SVC
O objetivo da SEFAZ VIRTUAL DE CONTINGÊNCIA (SVC) é permitir que os contribuintes possam obter a autorização de emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico em um ambiente de autorização alternativo, a ser utilizado sempre que o ambiente de autorização da sua circunscrição estiver indisponível, ou apresentando um alto tempo de resposta, sem a necessidade de alteração da Série do Conhecimento de Transporte. O SVC depende de ativação da SEFAZ de origem, o que significa dizer que o SVC só entra em operação quando a SEFAZ de origem estiver com problemas técnicos que impossibilitam a recepção do CT-e.
Na realidade este tipo de contingência significa que outro Estado da Federação (RS ou SP) irá receber os documentos fiscais atuando como se fosse o Estado Emissor.
Ressaltamos, que é apenas após o SEFAZ de origem ativar o SVC, se houver problema de conexão com internet não se dever ser habilitado a contingência.
Abaixo visando facilitar a utilização dessa ferramenta, segue o passo-a-passo para ativar a contingência:
Logar na intranet.

Para habilitar a contingencia SVC é necessário ir no menu “administração” e em seguida em “Manutenção ambientes”.

Depois disso basta clicar no ícone CS correspondente ao sefaz a ser ativado a contingência, após isso, sera questionado se deseja realmente fazer isso, basta clicar em ok para confirmar.

Em seguida o ícone CS irá ficar verde, indicando que o SVC foi ativado.

Deve se esperar 3 minutos para que a aplicação TN3 consulte o status do SVC Habilitado.
Somente quando o status do SVC estiver como ativo(imagem abaixo) irá começar a processar os CT-e. Bastando ser enviado os lotes pelo seu ERP.


