Utilização do Histórico Arquivo
Este programa visa listar os arquivos processados pelo sistema vindos do ERP/SIG. Ao acessar será listado os arquivos recebidos e apresentará Status de seu processamento que poderá ser:
- Processado
- Rejeição
Quando o Status fica em processado representa que o sistema conseguiu ler o XML/TXT e que o mesmo atende a todas as regras de preenchimento do arquivo conforme manuais do SEFAZ (em caso TXT, conforme manual TXT TN3).
Em caso de Rejeição, representa que o arquivo foi mal preenchido, ou seja, as regras de preenchimento não foram totalmente seguidas, nestes casos o sistemas da TN3 faz uma pré-analise do arquivo evitando o envio destas informações incorretas para o SEFAZ, evitando rejeições dos sistemas do SEFAZ.
Ao entrar no programa, por default já filtrará somente as informações com STATUS REJEIÇÃO.
A rejeição representa ERROS DE SCHEMA, ou seja, erro de preenchimento de arquivo XML, que pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo.:
- Campo excede o limite máximo de caracteres;
- É esperado um valor em determinado campo mas não foi enviado nada;
- Enviado Carácteres especiais;
- Tag obrigatórias não enviadas;
- Etc…
Além de apresentar que foi REJEITADO o sistema roda um validador que apresenta o motivo da rejeição, na coluna MENSAGEM. Este validador utiliza bibliotecas internacionais que geram mensagens em inglês, alguns dos erros mais comuns foram traduzidos pela equipe da TN3.
Para exemplificar mostramos a REJEIÇÃO abaixo de uma CTe. O sistema mostra a data de processamento, nome do arquivo, e a mensagem da rejeição. A mensagem mostra o caminho do arquivo, informando que é esperado o elemento infNF, infNFE ou infOutros antes do fim do elemento infDoc, e na sequência da a localização do erro dentro do XML.
Esta informando que a falha esta na TAG <infDoc/>.

Abaixo é possível ver a estrutura XML, com as TAGS destacadas em vermelho informando a composição até chegar a tag informada pelo erro.<infDoc/> Como pode ser visto, a TAG esta vazia, quando era esperado tags filhas dela conforme desta a mensagem: Aguarda alguma tag infNF, infNFE ou infOutros.

Após identificar o problema, basta ajustar a falha e enviar o arquivo novamente pelo ERP. Destacamos que ao rejeitar o arquivo o sistema tranca o processo, o XML (NFe, CTe, MDFe) não é enviado ao SEFAZ.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o Suporte TN3.

